domingo, 10 de fevereiro de 2013

3° Parte - Mochilão Patagônia - Argentina e Chile

Após mais ou menos 26h de viagem, chegávamos enfim, ou En fim del mundo,  Ushuaia. Parecia um sonho, mas estávamos acordados e realmente precisávamos dormir.
Pegamos um taxi e fomos para o Hostal.

Nos hospedamos no La Posta Hostal, que está localizado a 15 minutos do aeroporto e a 10 do centro de Ushuaia.
Depois do check-in, nos levaram para conhecer as dependências.

Sala de leitura - Sala de jantar com tv e computador - 2 cozinhas muito bem equipadas - lavanderia -  churrasqueira interna  - churrasqueira externa.
Tudo novo e muito bem limpo e organizado.
Se este hostal não permitisse cozinhar ele seria uma pousada muito chique.

O Hostal oferece os seguintes quartos:  compartilhados de 4, 6 e 8 camas com lockers,  privados com cama de casal, privados com camas de solteiro,  quádruplos com banheiro privado. 

Nossa intenção era ficar em quarto privados com cama de casal e banheiro compartilhado, no entanto não estavam disponível para o momento, então pelo mesmo valor nos ofertaram o quádruplos com banheiro privado, onde ficou somente a gente com a maior privacidade.

La Posta Hostal: Rua Perón Sur N 864 - Ushuaia, Tierra del Fuego, Argentina  - e-mail: consultas@laposta-ush.com.ar - www.laposta-ush.com.ar

Em geral os mochileiros preferem se hospedar em hostals mais próximos do centro, porém estes hostals são mais caros, menos organizados e mais barulhentos, pois por receberem muitos viajantes jovens, frequentemente promovem baladas, e como eu e a Van somos mais tranquilos, optamos pelo La Posta, que apesar da distância, possui uma excelente estrutura com custo um pouco mais baixo e toda tranquilidade  que esperávamos.  







No dia seguinte fomos para o Parque Nacional Tierra del Fuego. Combinamos o passeio direto na recepção do hostal, uma vez que a visita do parque não necessita de guia, somente uma van para translado ida e volta.
Ao chegar no parque a van para na guardaria onde pagamos a entrada do parque e depois seguimos para Bahia Enseada, pois é deste ponto que se iniciam as duas primeiras trilhas. 




O parque possui 4 trilhas principais com duração média de 4 horas cada, e mais 6 pequenas trilhas no setor Lapataia.

1° Senda Pampa alta 4,9 km 1h dificuldade média.
2° Senda costeira 8 km 4 h dificuldade média.
3° Senda Hito XXIV 3,5 km 3 h  dificuldade média.
4° Senda cerro guanaco 4 km 4 h  dificuldade Alta.

Escolhemos começar pela 2° Senda Costeira e depois decidiríamos seguir entre as sendas  3°, 4° ou algumas outras do setor Lapataia. 

Começamos a  trilha, e nossa Q lugar lindo, nunca tinha visto paisagens tão maravilhosas. Por todo o trajeto as montanhas com picos nevados vão emoldurando as mais belas paisagens, a caminhada silenciosa e apreciativa nos fazia pensar que talvez estivéssemos sonhando.
As trilhas são classificadas como de dificuldade média, porém o trecho que percorremos estava mais para fácil, já  para os mais aventureiros seria água com açúcar. 
Para quem busca um passeio tranquilo, leve e com lindas paisagens, Tierra del Fuego é o paraíso. 


Por fim a trilha que escolhemos tinha como previsto 4h para ser percorrida, no entanto levamos 6 h, pois a cada final de trilha de mata fechada, encontrávamos um lugar mais lindo que o outro, assim era impossível passar sem parar no mínimo 10 min. 































  


Próximo da conclusão da trilha enfrentamos uma chuva pesada, por sorte estávamos com anorak a prova d´agua  e botas, mas com a chuva o frio também resolveu dar as caras.
Então corremos para o Centro de Visitantes Alakush, este local abriga um restaurante e um museu que expõe a fauna, flora do local e um pouco da história dos aborigenes  Yámanas.






Na segunda noite após o passeio, a Van não se sentiu bem, vômito e disfunção intestinal, pensamos que poderia ser alguma comida, mas como comi as mesmas coisas e comigo estava tudo normal, concluímos que o mais provável fosse o estresse e cansaço da viagem.
Na manhã seguinte fomos até o posto de saúde, o pessoal do hostal nos informou que um médico até nos pelo mesmo custo que se deslocássemos até o posto, mesmo assim achamos melhor irmos até o posto, pois  por lá seria mais fácil ela ser medicada. O atendimento levou um certo tempinho, mas nos admiramos como o magnifico atendimento da médica, a Van foi medicada e instruída á fazer uma pequena dieta. O duro foi intender o que era pechuga de pollo "peito de frango"!

Por conta deste imprevisto, guardamos  este dia para a recuperação da Van, e o passeio que tinhamos programado para este dei faríamos após algumas semanas quando retornaríamos à Ushuaia.




╔══════════════════════════════════════════
Hospedagem no La Posta Hostal
  Três noites e dois dias para duas pessoas = $594,00 (ARG)

  Parque Nacional Tierra del Fuego 

  Entrada unitário = $60,00 (ARG)

 Taxi - Hostal - Centro de Ushuaia 

  $12,00 (ARG)


 Hospital regional Ushuaia
 Av. 12 de Octubre 
Télefonos: (54 2901) 42-3200 y 42-2950.

 Taxa de atendimento $20,00 (ARG)




Não deixem de participar, comentem à vontade, perguntem  e siga o nossaQviagem.

10 comentários:

  1. Olá pessoal!
    Lindas fotos!
    Nós quase chegamos até aí, mas não deu tempo...
    Acabamos parando em Punta Arenas só e voltando...
    Um abraço!
    Marcia

    ResponderExcluir
  2. Muito bacana a postagem. Belas fotos pessoal! Parabéns pelo blog.
    Grande abraço.

    ResponderExcluir
  3. Obrigado pelos relatos, fotos e vídeos. Eu Daniel e minha namorada Guadalupe também temos um blog www.derepente1000coisas.com.br e estamos programando nosso próximo mochilão para a Argentina e Chile para fevereiro/2014. Foi bom ler os posts de vocês! Abraços,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aiiiiii que dor de cotovelo Daniel....

      Fico feliz que tenha gostado... quero ver se nas férias consigo terminar as postagens do mochilão. Vou começar a seguir seu blog e viajar virtualmente com vocês neste mochilão.

      Desejo a vocês tudo de bom nos preparativos e excelentes deslumbramento com a vida neste mochilão.

      Excluir
  4. Olá Tiago

    Obrigado pelo convite e desculpe o não comparecimento, o trabalho e a escola estão acabando comigo. rssss

    ResponderExcluir
  5. Olá, acho incrível esse mochilão e pretendo fazê-lo também daqui a uns dois anos. Fico-lhe muito grato por todas as informações já expressas aqui e peço -se não for muito- que me ajude nas seguintes duvidas: é necessário ter passaporte visto que irei de carro? Tens alguma estimativa de quanto eu gastaria indo de Joinville SC para a Patagônia e para o Chile - contando que não gastaria com hospedagem mas sim com combustível- Cordialmente.

    ResponderExcluir
  6. Já estiveram no Rio Quente? Tem um camping lá, gostaria de pessoas que já estiveram por lá..


    O que fazer em Caldas Novas e Rio Quente?

    ResponderExcluir