quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

Piso ecológico para camping vs lona de contra piso.

Em algumas postagens alguns amigos tem demonstrado curiosidade quanto ao tipo de contra piso que usamos na nossa barraca. Assim estarei descrevendo o que utilizamos e porque.

Após a aquisição da nossa barraca comecei a pesquisar sobre contra piso, e cheguei à conclusão que a grande maioria dos campistas utilizam o piso ecológico como contra piso. No início achei a ideia super bacana e comecei a estudar os prós e os contras do piso ecológico.

Piso ecológico "tela"
No geral, o piso ecológico é indicado pois não empoça água e as pequenas impurezas passariam de cima para baixo com mais facilidade, mantendo a superfície mais limpa.
Porém, fiz meus julgamentos conclui que para que esse piso tivesse uma superfície mais estável, ou seja, mais esticada e que não viesse a enrugar facilmente, ou rasgar com os pés das cadeiras e mesa, teria que ser fabricado com no mínimo duas camadas de telas. No entanto, como eu sou  meticuloso, se eu comprasse 50 metros quadrados da tela como a trama que eu considerei como ideal, mais o valor da costureira, o piso sairia os olhos da cara.
Outra coisa que me preocupou muito foi a questão da chuva, já imaginou escolher por infelicidade um local onde emposse água, e você com um piso ecológico? Se for só água ok, mas se formar lama?

Então continuei pesquisando, e ao assistir ao vídeo demonstrativo da barraca T6.2 XL AIR fiquei doido com aquele piso, mas infelizmente a Decathlon não vendia no Brasil, e a maior lona Quechua que eu encontrei foi 2 x 2,5, mas a barraca T6.2 mede 4 x 4,5 m.

Voltei a pesquisar sobre a utilização de lona como contra piso, e todas recomendações eram para que a lona ficasse sempre um pouco menor que o perímetro externo da barraca, para que a água da chuva que escorresse de cima da barraca não caísse por cima da lona de contra piso e empossasse debaixo dos quartos.
Assim, após longas pequisas, acabei encontrando a lona multiuso Nautika 4 x 5 m, suas dimensões casam em cima das medidas da T 6.2, sobrando 50 cm para fora do avance que por sinal acho muito bom, e quando começa a dar sinal de chuva eu apenas dobro esta sobra para baixo deixando a lona rente à porta frontal.

Outro detalhe que casou perfeitamente é a cor verde que dá um ar mais natural.


A lona também ajuda muito como demarcação de espaço, é só esticá-la e verificar se o espaço é suficiente e se o chão está muito desnivelado.




Esta lona é de excelente qualidade, seu preço é o melhor do mercado e a aparência da barraca....


E aí, gostou do review?  Ficou com alguma dúvida? Quer umas dicas? 

É só postar aí nos comentários, será um prazer trocar uma ideia!


PS.: Te aguardamos seguindo o blog.

20 comentários:

  1. OI Alan, muito lógico seu raciocínio sobre o piso ecológico. Eu uso o piso ecológico somente em piso de areia devido a grande absorção, o outro da Nautika eu passei a usar em áreas de grama, por isso sempre levo os dois tipos comigo.
    No passado já tive a péssima experiência de ficar "atolado" em minha própria barraca usando o piso ecológico kkkkkk.
    Abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala Zé Reynaldo.

      Esqueci de comentar que te atormentei com tantas perguntas sobre seu piso ecológico.

      Hahaha... Que zica... (péssima experiência de ficar "atolado")

      Excluir
  2. Oi Alan, tudo bem?
    Parabéns pelo post!

    Onde você conseguiu comprar a sua lona?
    Nós precisamos comprar uma nas mesmas medidas.

    Abraços,

    Os Malas Prontas.
    http://campingmalasprontas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Malas Prontas

      Como demorei muito para responder não sei se vai ser útil, mesmo assim segue a indicação; http://www.casaancora.com.br
      Fica na Rua Florêncio de Abreu em SP, foi o melhor preço que achei.

      Abraços

      Excluir
    2. http://www.submarino.com.br/produto/7023973/lona-multiuso-nautika?epar=102414&utm_source=buscape&utm_medium=cpc&utm_campaign=bp&WT.mc_id=Buscape&WT.mc_ev=Click&opn=COMPARADORESSUB

      foi essa que você comprou companheiro? desse tamanho?

      Excluir
  3. Concordo em gênero, numero e grau com sua opinião sobre os pisos ecologicos. Haa, temos um blog, e por admirar muito o seu, gostaríamos que nos fizesse uma visita. www.ebacamping.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Bárbara e Matheus

      Em breve farei uma visita no seu blog

      Abraços

      Excluir
  4. Postando no tópico adequado:

    Bom dia, amigos! Muito boa a dica da lona sobre a barraca. Estou à procura de uma por minha cidade que não seja aquelas azuis ou amarelas que se vê por aí, já que verde, ou até mesmo preta, ficaria mais adequado visualmente. Espero encontrar. Porém minha indagação não tem a ver com a base da barraca, mas sim sua cobertura. Tenho pensado bastante sobre a questão: colocar ou não uma lona sobre a barraca, seja pra protegê-la das imtempéries e dar uma maior durabilidade a ela, seja pra proteger de eventuais vizinhos desajeitados. Gostaria da opinião de quem tem a T6.2 a mais tempo. Então, o que você me dizem? Pretendo estreiar ela somente a partir do dia 02/01/2014, no camping Lagoamar, Garopaba, onde o camping nesta época fica lotado, e aí reside uma de minhas preocupações. Abração!
    Jovani.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Comprei uma barraca T.2 e vou estreiá-la no dia 18 de janeiro em Quatro Ilhas, Bombinhas, SC. Será o meu segundo acampamento. A questão do piso também foi umas de minhas preocupações no primeiro camping que fiz (Camping Praia do Peró - Cabo Frio - SC, indico a todos, seguro, organizado e limpo), onde levei a lona e o piso ecológico (tela), o qual fiz uma costureira e não ficou caro. Onde acampei era terra, então usei a lona (do tamanho da barraca) e coloquei o piso ecológico por cima. Em 20 dias de camping choveu 4 dias torrencialmente (sempre de madrugada). Na época eu tinha uma outra barraca da Trilhas Rumos (Esquilo IV). E como sou meticuloso resolvi colocar um sobre teto de lona. Foi o que me salvou. O sobre teto protegeu a barraca da chuva torrencial e ainda nos deu um espaço para ficar fora da barraca onde pudemos ficar sentados conversando, pois na Esquilo IV, só dá para ficar deitado. Por isso compramos a T 6.2 para acampamentos longos e a esquilo ficou para acampamento de 1 final de semana no máximo. Mas a minha dúvida é sobre o piso de lona. Para fixar o quarto no chão você teve que furar a lona?

      Excluir
    2. Olá Jovani

      Não sou muito fan de sobre lonas, acredito que eles deixam as barracas muito mais abafadas, entretanto se for instalada com um metro acima da barraca pode ficar bom.
      Como não utilizo sobre lona ficando assim exposto a diversos fatores externos, especialmente os fatores externos dos pássaros ... rsssss.... Para proteger minha T6.2, todas as vezes que desarmo a barraca eu passo um pano úmido sobre ela para remover estes fatores.. ;P.

      Obrigado pela visita e boa estreia da sua barraca.

      Excluir
    3. Olá Marcelo Batalha

      Obrigado pela visita.

      Sim, fiz os furos para fixação dos quartos e da porta da frente, assim todas vez que eu vou armar a barraca eu preciso posicionar a lona do lado certo. Mas isso não é problema, para que este furos não se alastrem, preciso levar a lona em um sapateiro para colocar pequenos olhais, mas ainda não sobrou tempo, outra coisa legal é que esta lona demarca a área que vou precisar para armar a barraca.

      Abraços e parabéns pela aquisição.

      Excluir
  5. A chuva foi tanta que as outra barracas que não tinha o tal sobre teto não aguentaram e acabou infiltrando. Imagina! A galera passou o maior sufoco e alguns desistiram no dia seguinte, pois ficaram com tudo molhado. Não sei se aconteceria com a Esquilo. Os mais experientes disseram que pela quantidade de água nem a barraca da Trilhas e Rumos aguentaria. Por isso acredito que o sobre teto foi realmente a salvação das minhas coisas e de minhas férias também.

    ResponderExcluir
  6. Cara, notei uma falha nesta barraca. Em boa parte das barracas grandes, elas possuem uma espécie de "saia" na sua base, para evitar a entrada de pequenos animais e até de insetos como moscas e pernilongos. Lá no Rio de Janeiro o camping é na areia e a quantidade de pernilongos era enorme. Volta e meia estava tendo que colocar inseticida no quarto e só abria à noite par dormir. Como esta barraca é bem maior possuindo um espaço interno além dos quartos estou imaginando uma forma de produzir uma "base" para diminuir as aberturas para insetos. O que acha? Já pensou nisso?

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  8. Acabei de comprar um T6.2 (antes tinha uma 2 SECONDS XXL IIII SKY VIEW) e também estou matutando como poderia fazer aquele piso da T6.2XL Air e a saia. Não montei ela ainda, na segunda quinzena de março vou para Garopaba e ai vou ver se da para fazer o que quero. A ideia é a seguinte, pegar uma lona de boa qualidade, poderia ser a da Nautika 6x5 cortar na medida certa e costurar nos cantos para que fique tipo uma caixa com uns 5 ou 7 cm de altura. Depois colocar velcro tanto na lona como na barraca.. A ideia é essa, vamos ver se na pratica a coisa da certo.. O que acha?

    ResponderExcluir
  9. Olá pessoal, bom dia! Estou querendo vender um piso ecológico muito bom e resistente são duas camadas de tela medindo 3 x 6 e lona encerrada de espessura mais grossa, não essas finas que tem por aí, na cor azul, medindo 7.30 X 7.70. Se vcs tiverem como me dar uma dica qto ao preço ou se tiverem pessoas interessadas em comprar, tô vendendo! abs,

    ResponderExcluir
  10. E quanto custa, em média, uma barraca igual a sua? E onde poderia compra - lá? Abs

    ResponderExcluir
  11. Bom dia amigos em nossa loja vocês vão encontrar ótimos preços e muitas variedades de lonas e barracas http://www.polihouse.com.br !!! Abraços

    ResponderExcluir
  12. Vendo espeques e mastros de alumínio para sustentação de lonas. Kennedy 21 99968-2233

    ResponderExcluir